sábado, 28 de maio de 2011

“Somos Vampiros”

É um espetáculo lamentável a divisão da sociedade nas etnias mais diversas, que se enfrentam umas às outras com pequenas antipatias, mesquinhez, más intenções e brutal mediocridade; comparar nós seres humanos com outros animais é um insulto... Para os outros animais.
“Todo estado da alma tem uma natureza suscetível as coisas que tendem a torná-la melhor ou pior, relacionada com o prazer e o sofrimento... e é exatamente em razão do prazer e do sofrimento que os homens tornam-se maus” (Aristóteles). Ninguém faz o mal voluntariamente, mas por ignorância, pois a sabedoria e a virtude são inseparáveis.
Ate a criação do dinheiro à economia se baseava na troca direta, “escambo” a dificuldade era saber quantas galinhas era precisa para equivalerem a uma baleia, isso foi um dos motivadores da criação do dinheiro, e a diferença entre valores de compra e venda de um determinado produto é chamado de lucro.
Quando eu era criança imaginava que as vidas das pessoas se resumiam a dinheiro, hoje tenho certeza disso.
Poucos de nós sabemos verdadeiramente como os alimentos chegam até nossas casas, não paramos pra pensar que existem pessoas morrendo para que você possa adoçar seu leite todas as manhãs, pessoas que cortam toneladas de cana debaixo de um sol escaldante por salários medíocres.
Posso até citar valores, dois reais e cinqüenta centavos por kilo de cana cortada, isso é menos do que você paga por um saco de açúcar no supermercado. E hoje; será que daria pra saber quantos sacos de açúcar seriam capaz de suprir uma vida? Quanto custa uma vida? Pra muitos custam menos de dois e cinqüenta. Ou seja, na verdade o que estamos colocando em nosso copo de leite todas as manhãs não é açúcar, e sim sangue, isso mesmo... SANGUE.
Existem pessoas morrendo de insolação no campo, são pessoas ou coisas?
O dicionário Aurélio diz:
Pessoa: cada ser humano considerado na sua individualidade física ou espiritual, portador de qualidades que se atribuem exclusivamente a espécie humana, quais sejam, a racionalidade, a consciência de si e a capacidade de agir conforme fins determinados.
Coisa: aquilo que existe ou que pode existir, objeto inanimado, sem vida, desfalecido.
E nós o que somos?

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Se você quiser respirar ar puro fique longe de igrejas

A constituição dos valores niilistas é para o Nietzsche antes de tudo produção do judaico cristianismo, a idéia de culpa, é uma idéia fundamentalmente judaica, que obviamente passou para o cristianismo, o judaico cristianismo produziu uma coisa impressionante que é:
- Dos fracos e oprimidos é o reino dos céus, dos aleijados, dos pobres de espírito é o reino dos céus. Se for mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino dos céus, nós devemos ser: pobres, fracos, tristes e aleijados.
Essa moral, não se parece em nada com que o Nietzsche esta falando de superação de si.
Se eu sou extremamente bom em uma coisa, eu jamais posso falar que sou bom nisso, por que isso é prepotente, é arrogante, é feio. Se o valor alvo que nos move é a fraqueza, por que eu posso ate ser forte, mas Deus não vai gostar de mim, isso é extremamente nefasto.
As pessoas pensam que é bom ser fraco por que parece, que quando você fala isso Deus vai ouvir e vai te ajudar, e la de cima vai te dar uma solução. Então nos temos o hábito da reclamação e da auto-comiseração, por que parece que alguém vai estar ouvindo.
Minha mãe sempre falou isso: “essa é a cruz que eu carrego”, como se ela ajudasse Deus a carregar a cruz, ou seja, como se cada um de nós carregasse em algum momento da vida a cruz de Cristo, para pagar o mal que fizemos a Jesus Cristo, então ela tinha que carregar a cruz, isso é impressionante.
Os valores judaicos cristão são valores de desvalorização da vida, é obvio que isso tem uma função social belíssima, tendo como valor os fracos e oprimidos, eles ficam passivos e quietos, só que a elite não esta com estes mesmos valores, por que? Por que tem Calvino, que diz que pode sim ganhar dinheiro, os americanos logo arrumaram uma forma de justificar o sucesso com o protestantismo Calvinista, então na verdade a religião se agrada e se conforma de acordo com interesses políticos e sociais, por isso que não tem nada haver religião com fé, religião é coisa de ser humano, e em geral nefasto, difícil e perigoso.
Agora fé é um assunto maravilhoso, eu, por exemplo, tenho muita fé; tenho fé na vida, tenso fé nas coisas que brotam, tenho fé no dia que nasce, e acredito que tudo é interessante e acredito que os conflitos sejam bons, acredito que todas as coisas tenham uma porção interessante e que a gente pode tirar alguma coisa de belo da vida.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

??????????????

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A B C D... e agora?

Tenho a certeza que mais do que publicar textos, um blog também é veiculo de pensamentos e opiniões próprias que causam grande indignação.
O jornal nacional esta ao longo desta semana fazendo um “tour” pelo Brasil avaliando a qualidade do nosso ensino.
O que estamos vendo, é um sistema que é podre do inicio ao fim; é quase impossível pensar na problemática da educação sem trazer a tona outros vários problemas.
Existe uma ideologia fétida em nosso país que diz: “professores ensinam mal”, e a grande e infelizmente maioria das pessoas imbuídas nesta mesma ideologia, compartilham da mesma idéia. Dica-se de passagem errônea.
A gênese da historia esta ironicamente em quem produz a ideologia... O ESTADO!
O que vemos é um estado que remunera muito mal seus docentes, que por sua vez enfrentam condições subumanas para dar ensino a milhares de brasileirinhos e brasileirinhas. São salas de aulas improvisadas, telhados com goteiras, falta de material didático, transporte escolar inexistente, etc...
Hoje dia 18/05/11 a caravana JN chegou ao nordeste do Brasil. Vi um guri de mais ou menos uns 10 anos, que chegou na escola as 8:30hs, porem a aula começa as 7:00hs, perguntaram a ele o por que do atraso:
- É que o ônibus não passou e eu tive que vir a pé!
Desculpem gente, VAI TOMAR NO CÚ!
O guri estava de chinelo de dedo, todo sujo, com frio, e os cadernos em um saco plástico, pow. Vamos parar de viajar Ilustríssima Dilma Roussef! Vamos cuidar mais e melhor de nossas crianças!
O nordeste do Brasil parece uma região esquecida, o Lula levou água para eles e graças a isso eles são extremamente gratos a ele por isso, mas e ai? Só água?
Permita-me citar Titãs:
“A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...”
É muito difícil assistir uma coisa dessas, e ficar indiferente, tomando pancada sem fazer nada.
Chega de levar pancadas, hoje decidi que eu também quero bater.
E aos professores que um dia venham a ler este desabafo, por favor! Prometam a mim que vocês vão sempre lutar pela causa, que nunca vão desistir?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

E se...?

E se eu não tivesse nascido?
E se eu não tivesse estudado no E.M.E.I.?
E se eu não tivesse estudado no Francisco Eugenio de Lima?
Eu provavelmente não teria participado do primeiro coral de flautas doce, com certeza não teria aprendido tocar bateria 10 anos depois, e não teria formado minha banda que durante dois anos me trouxe as mais intensas alegrias.
E se eu não tivesse ido estudar na E.E Francisco Thomaz de Carvalho?
E se eu não tivesse sido orador do grêmio estudantil “força jovem”?
Provavelmente eu não teria feito parte do grupo “transformação” e não teria feito ao longo de 5 anos, 8 teatros, ter participado de 10 encontros para adolescentes, organizado 4 e ter conhecido mais de 15 cidades diferentes.
E se eu não tivesse feito o teatro do “auto da compadecida” e feito o papel do Chicó?
Talvez eu não fosse reconhecido até hoje na rua.
E se eu não tivesse me apaixonado pelas causas sociais e resolvido fazer psicologia?
E se eu não tivesse arrumado emprego para bancar meu sonho?
E se não tivessem falado para mim que eu jamais iria conseguir? Talvez eu já tivesse desistido!
E se eu tivesse passado naquele lugar 1 minuto antes, ou quem sabe 1 minuto depois?
E se eu não tivesse conhecido você?
E se eu olhasse para as pessoas como todo mundo olha? Talvez eu perdesse o que de melhor elas tem a me oferecer.

E se...?

terça-feira, 17 de maio de 2011

O Pequeno Príncipe.

Então a raposa apareceu.
-"Bom dia."-disse a raposa.
-"Bom dia."- respondeu educadamente o Pequeno Príncipe.
-"Quem és tu? És tão bonita de se olhar."
-"Eu sou uma raposa.", disse a raposa.
-"Vem brincar comigo.", propôs o Pequeno Príncipe.
-"Eu estou tão triste."
-"Não posso brincar contigo.", disse a raposa.
- "Eu não estou cativada."
- "O que significada isso ? cativar?"
-"É uma coisa que as pessoas freqüentemente negligenciam.", disse a raposa.
-"Significa criar laços."
-"Sim.", disse a raposa.
-"Para mim és apenas um menininho e eu não tenho necessidade de ti. E tu por sua vez, não tens nenhuma necessidade de mim. Para ti eu não sou nada mais do que uma raposa, mas se tu me cativares então nós precisaremos um do outro". A raposa olhou fixamente para o Pequeno Príncipe durante muito tempo e disse:
-"Por favor cativa-me."
-"O que eu devo fazer para te cativar?" perguntou o Pequeno Príncipe.
-"Deves ser muito paciente.", disse a raposa.
-"Primeiro vais sentar-te a uma pequena distância de mim e não vais dizer nada. Palavras são uma fonte de desentendimento. Mas sentar-te-ás um pouco mais perto de mim todos os dias."
No dia seguinte o Príncipezinho voltou.
-"Teria sido melhor voltares à mesma hora." disse a raposa.
-" Se tu vens por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais me sentirei feliz. Ás quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens por exemplo a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração...É preciso criar rituais."
Então o Pequeno Príncipe cativou a raposa.
Quando chegou a hora da partida dele:
-"Oh!" disse a raposa. -"Eu vou chorar".
-"A culpa é tua", disse o Pequeno Príncipe.
- "Tu mesma quiseste que eu te cativasse...".
-"Adeus.", disse o Pequeno Príncipe.
- "Adeus.", disse a raposa.
-"Agora vou contar-te um segredo: Nós só podemos ver perfeitamente com o coração; o que é essencial é invisível aos olhos. Os homens têm esquecido esta verdade. Mas tu não deve esquecê-la. Tu tornas-te eternamente responsável por tudo aquilo que cativas."

A vida me ensinou...

A dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração;
Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam;
Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;
Calar-me para ouvir; aprender com meus erros.
Afinal eu posso ser sempre melhor.
A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.
A ser forte quando os que amo estão com problemas;
Ser carinhoso com todos que precisam do meu carinho;
Ouvir a todos que só precisam desabafar;
Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;
Perdoar incondicionalmente, pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor;
A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;
A sonhar acordado;
A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);
A aproveitar cada instante de felicidade;
A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;
Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas",
embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol;
A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;
A abrir minhas janelas para o amor;
A não temer o futuro;
Me ensinou e está me ensinando a aproveitar o presente,
como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Instruções para a Vida!

·        Dê sempre mais as pessoas do que elas esperam de você e o faça com alegria.
·        Decore seu poema favorito.
·        Não acredite em tudo o que ouvi, gaste tudo o que você tem e durma o tanto que você queira.
·        Quando disser: "Eu te amo" seja verdadeiro.
·        Quando disser: “Sinto muito” olhe para a pessoa nos olhos.
·        Fique noivo pelo menos seis meses antes de se casar.
·        Acredite em amor a primeira vista.
·        Nunca ria dos sonhos de outra pessoa.
·        Ame profundamente e com paixão, você pode se machucar, mas é a única forma de viver a vida completamente.
·        Em desentendimentos, brigue de forma justa, não use palavrões.
·        Não julgue as pessoas pelos seus parentes.
·        Fale devagar, mas pense com rapidez.
·        Quando alguém perguntar algo que você não queira responder, sorria e pergunte: “Por que você quer saber”?
·        Lembre-se que grandes amores e grandes conquistas envolvem riscos.
·        Ligue para sua mãe.
·        Diga “Saúde” quando alguém espirrar.
·        Quando você se der conta que cometeu um erro, tome as atitudes necessárias.
·        Quando você perder, não perca a lição.
·        Lembre-se dos três R’s: Respeito por si próprio, Respeito pelo próximo, Responsabilidade pelas suas ações.
·        Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade.
·        Sorria ao atender o telefone. A pessoa que estiver ligando ouvira isso em sua voz.
·        Case com alguém que você goste de conversar. Ao envelhecerem suas aptidões de conversação serão tão importante quanto qualquer outra.
·        Passe mais tempo sozinho.
·        Abra seus braços para as mudanças, mas não abra mão de seus valores.
·        Lembre-se que o silêncio é às vezes a melhor resposta.
·        Leia mais livros e assista menos TV.
·        Viva uma vida boa e honrada. Assim quando você ficar mais velho e olhar para trás poderá aproveitá-la mais uma vez.
·        Confie em Deus, mas tranque seu carro.
·        Uma atmosfera de amor em sua casa é muito importante. Faça tudo o que puder para criar um lar tranqüilo e com muita harmonia.
·        Em desentendimentos com entes queridos, enfoque a situação atual. Não fale do passado.
·        Leia o que esta nas entrelinhas.
·        Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade.
·        Seja gentil com o planeta.
·        REZE. Há um poder imensurável nisso.
·        Nunca interrompa quando estiver sendo elogiado.
·        Cuide de sua própria vida.
·        Não confie em alguém que não feche os olhos quando beija.
·        Uma vez por ano, vá a um lugar que nunca esteve antes.
·        Se você ganhar muito dinheiro, coloque-o a serviço de ajudar outros enquanto você for Vico. Esta é a melhor satisfação da riqueza.
·        Lembre-se que não conseguir algo que você deseja, as vezes é um golpe de sorte.
·        Aprenda as regras e quebre algumas.
·        Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele que o amor de um pelo outro é maior do que a necessidade de um pelo outro.
·        Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para consegui-lo.
·        Lembre-se que seu caráter é o seu destino.
·        Usufrua o amor e a culinária com abandono total.
·        Lembre-se que as pessoas são muito mais do que aquilo que é visível.


domingo, 15 de maio de 2011

Oração do Horizonte.

E que em cada coração, árido ou concreto
Pulse uma semente de primavera
Como a luz que da janela emana raios de coragem
Coragem é agir com o coração
Coragem é agir com o coração
E que pra cada ato de coragem nasça uma flor
Uni-vos em torno da luz
Há um horizonte inteiro de amor dentro de cada um de nós
Para encontrá-lo basta acreditar que sim
Da luz eu sou, na luz eu me movo
Da luz eu sou, na luz eu me movo
O amor é a única revolução verdadeira!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Agora eu vou sacanear

Meu coração esta aos pulos, quantas vezes minha esperança será posta à prova? Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que esta ai no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro, que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e de seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes meu amigo, meu rapaz minha confiança vai ser posta a prova? Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz, meu coração está no escuro, à luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam.
Não roubaras, devolva o lápis do coleguinha, esse apontador não é seu minha filha.
Ao invés disso tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar, até habeas corpus preventivo coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste. Esse é o tipo de beneficio que só ao culpado interessara, pois bem.  Se mexerem comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear, mais honesta ainda vou ficar, só de sacanagem.
Dirão:
- Deixa de ser boba desde Cabral que aqui todo mundo rouba.
E eu vou dizer:
- Não importa será este meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos vão pagar limpo a quem a gente deve, e receber limpo do nosso freguês; com o tempo a gente consegue ser livre e ético e o escambal.
E outras vezes dirão:
- É inútil todo mundo aqui é corrupto desde o primeiro homem que veio de Portugal.
E eu tornarei a dizer:
- Não admito! Minha esperança é imortal e eu repito, ouviram imortais sei que não da pra mudar o começo, mas se a gente quiser vai dar pra mudar o final.

Mude!!!

Mude!!!

Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os teus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira pra passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda.
Durma do outro lado da cama... depois, procure dormir em outras camas.
Assista a outros programas de TV, compre outros jornais... leia outros livros.
Viva outros romances.
Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade.
Durma mais tarde. Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes,
novos temperos, novas cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia, o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida.
Tente.
Busque novos amigos.
Tente novos amores.
Faça novas relações.
Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental... tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores
Vá passear em outros lugares.
Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escrevas outras poesias.
Jogue fora os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus.
Mude.
Lembre-se que a vida é uma só.
E pense seriamente em arrumar um novo emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.
Seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino.
Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas.
Mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.

Só o que está morto não muda!

terça-feira, 10 de maio de 2011

É tudo ou nada!!!

A gente passa 5 anos estudando comportamentos, analisando traumas, pensando em possíveis causas para o sofrimento psíquico, mas quando se fala de amor meu amigo... Não há teoria que se aplique a prática. O amor é uma rodada de poker valendo a sua vida...

Carta a mim mesmo

Ola eu te escrevo do passado, hoje eu tenho 22 anos e acabei de tomar a decisão mais importante da minha vida, quero mesmo ser psicólogo. Como você não vai se lembrar disso direito, te digo que as pessoas que passaram pela sua vida na infância sempre deixaram claro que seria impossível, e que você nunca ia ser alguém.
Escrevo pra você ai no futuro, será que você vai ser psicólogo? Será que vai ser um bom psicólogo? Tomara que sim, quer dizer daqui deste lugar tomara que sim, é tudo tão distante, é tudo que eu quero hoje, entenda que daqui parece impossível eu sei, é longe a beça, mas esta carta é pra que você saiba que se isso acontecer, este cara daqui vai ficar bem feliz, se isso acontecer tomara que você agradeça direito e que você faça valer as coisas da qual você acredita , e que junto com você ai vai estar eu de algum jeito, e que junto deste bom psicólogo  ou sei la o que você se torne que eu ainda não conheço, vai estar este moleque aqui que com os olhos brilhando te escreve ai pro futuro,  pra que você não se esqueça deste longo caminho e do amor incondicional que você  sempre teve pelas pessoas... Até la.

Somos todos um só

Hoje eu levantei querendo agradecer a todas as pessoas que passaram pela minha vida. Chega um momento de nossas vidas em que paramos diante do espelho, e aquela imagem refletida nele, em nada se parece com você, por que na verdade não é você. É um punhado de gente legal que passou pela sua vida, hoje pela manhã quando acordei eu era o meu pai, a minha mãe, meus irmãos, minha sobrinha linda, Bruno, Camila, Luana, Mariana, Marcos, Solange,  Carla, Roberta, Tamara, Ludmila, Flavinha, alguns de meus professores do ginásio, o tiozinho da padaria, o lixeiro que passa em frente minha casa, você que esta lendo este texto, e dezenas de outras pessoas que são tão importantes quanto as que eu citei em cima.
Eu sou vocês, e espero que vocês sejam um pedaço de mim...

Muito Obrigado