terça-feira, 12 de janeiro de 2016

As Necessidades Fisiológicas




Desde o dia em que o Théo chegou, os cocôs e xixis sempre foram um grande problema, sendo um filhote ele não tinha hora, muito menos lugar para fazer suas necessidades; nesse momento aproveito o espaço para rasgar elogios a minha sogra, diga-se de passagem, a consultei antes de dar o Théo de presente para Luana, perguntei como seria conviver com um cachorro dentro de casa novamente, ela fez recomendações plausíveis de qualquer sogra, disse que daria todo o carinho e amor do mundo, no entanto as vacinas, rações, e gastos seriam por nossa conta; óbvio que desde do início já havia me comprometido a isso; e assim se fez.
Théo fazia xixi e cocô pela casa toda, na cozinha, na sala, e minha sogra sempre demonstrando uma paciência de dar inveja a muitos monges, sempre nos ajudando a limpar, dificilmente se esbravejava. Mas tínhamos uma certeza, aquilo não poderia continuar pelo resto da vida dele; ai entrou em ação os vídeos do youtube de cuidadores falando a melhor maneira de educar o seu pet a fazer as necessidades num lugar só.
Com muita paciência e as vezes uns tapinhas na bunda (coisa que os educadores de cães não orientam) e broncas verbais, fomos conseguindo condicionar ele a fazer suas necessidades num lugar só, tentamos também condicionar com petiscos, e líquidos que causam repulsa, ou que induzem o animal a fazer necessidades num lugar só; e por incrível que pareça algumas  semanas depois começaram a vir os resultados, reservamos um cantinho para ele e lá ele começou a fazer suas necessidades, é bem verdade que vez ou outra ele ainda foge da regra e faz um xixi ou cocô fora do lugar; mas nada que tire a nossa paciência.
Uma dica para quem vive em apartamento é comprar tapetes higiênicos e condicionar o seu pet a fazer suas necessidades ali, existe uma infinidade de vídeos na internet explicando sobre esses acessórios.
Para facilitar o acesso dele entre a casa e o quintal, o pai da Luana reativou uma portinhola que existia em uma das portas da casa, a portinha existia para o acesso do outro cachorro que a Luana tinha.
Atualmente Théo faz cocô do lado de fora da casa, e xixi no tapete higiênico dentro de casa, às vezes quando está chovendo fechamos a portinhola que dá acesso ao quintal, porque por incrível que pareça, Théo não gosta de tomar banho, mas gosta de sair na chuva, nesses dias específicos ele acaba fazendo cocô no tapete higiênico também.
Depois de um tempo fica fácil saber as horas de necessidades fisiológicas do seu pet, geralmente é depois de comer e tomar água, ou quando vai passear; além do mais, eles costumam dar dicas de que querem ir “ao banheiro”, no caso se estiverem em um local fechado, muito provavelmente vão ficar agitados e começar a latir.
O segredo na educação dos pets é paciência, por inúmeras vezes o Théo olhava para mim e a Luana e fazia xixi na cozinha, na nossa frente; meio que desafiando nossa autoridade, mas aqui vai um conselho, se você não tem paciência, nunca tenha um cão. E caso essa cena aconteça com algum de vocês, pegue seu pet, dê uma grande bronca e leve ele no local onde deve fazer xixi, e obrigatoriamente na hora, dificilmente seu cão vai entender que ele está tomando bronca por um xixi ou cocô que fez há meia hora. Ah... Nessa hora geralmente ele vai fazer uma carinha capaz de desmontar qualquer marmanjo de 2 metros de altura, mantenha a bronca e mostre que você ficou bravo com aquela situação, a melhor parte dessa história é saber que vai melhorar, ele vai aprender, mas nunca esqueça...
PACIÊNCIA!!!

2 comentários:

  1. Boa noite, caro Lucas.
    Vosso texto me impressionou exacerbadamente do ponto de vista temático. Essa abordagem é, deveras, uma vanguarda literária, uma senda pouco trilhada. Estou realmente inebriado no que tange ao seu estilo “sui generis”. Há que considerar o contexto de produção de vosso texto, pois trata-se de uma grande inovação cultural. Retratar um tema banal como excrementos de origem animal de uma forma tão peculiar faz com que olhemos de uma maneira diferenciada para esse ato natural. Você foi muito perspicaz nesse sentido.
    Além de você esbanjar dotes literários, agrega também conhecimentos empíricos de Medicina veterinária e poucos autores são tão completos e dinâmicos. Vosso texto é inspirador e de grande valor instrucional.
    Continue com suas produções e se dispa dos invólucros sociais que possam lhe te conter nessas empreitadas. Vença o preconceito dos cegos que se limitam ao superficial. Há sempre que ter coragem e desafiar os padrões másculos dentro da Literatura.
    Parabéns pelo diamante.
    Congratulações, Lourenço P.A.

    ResponderExcluir
  2. Lourenço meu querido, suas palavras me encheram de orgulho, fico feliz que tenhas gostado da postagem, espero que continue acompanhando futuras postagens e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso ao blog. grande abraço, fica em paz!!!

    ResponderExcluir