sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Liberdade de expressão ou falta de ética?


Sempre fui a favor da livre expressão de opinião, seja ela ideológica, seja ela politica, ou até mesmo religiosa, mais que a favor, eu sempre defendi o direito das pessoas falarem o que pensam a respeito de qualquer coisa, desde que, primeiro: seja embasado em alguma coisa, e segundo: que essa opinião não seja nunca absoluta e totalitária.
Todos os dias pessoas expressam suas opiniões em meios de comunicação, em rodas de amigos, etc etc etc. Até ai tudo bem, a opinião das pessoas não é problema meu, no entanto quando essa opinião feri os meus princípios éticos e profissionais ela passa sim a ser um problema meu.
Recentemente o Pastor Silas Malafaia concedeu uma entrevista a Marilia Gabriela, onde ele expressa de forma bem veemente sua opinião a respeito de pessoas homossexuais; durante 45 árduos minutos, o que eu vi foi uma série de opiniões e argumentos soltos e sem nenhum embasamento teórico. Os argumentos do pastor são tão plausíveis que ele chama gêmeos idênticos de “HOMOZIGÓTICOS”, sendo que na verdade são gêmeos “MONOZIGÓTICOS”, eu não tenho a mínima formação em genética e nem me arrisco a expressar qualquer opinião a respeito disso, no entanto como psicólogo, se tivesse a oportunidade de ficar 5 minutos diante do pastor, com meia dúzia de palavras eu fundamentaria meus argumentos contradizendo tudo que foi dito por ele.
Lembro-me que minha professora doutora em de Psicologia Social, numa ocasião disse o seguinte: VOCÊS COMO PSICOLÓGOS, TEM A OBRIGAÇÃO DE JAMAIS, EM MOMENTO ALGUM ACEITAR UMA VERDADE COMO ÚNICA E ABSOLUTA, VOCÊS TEM A OBRIGAÇÃO DE QUESTIONAR TUDO E TODOS!!! Eu jamais esqueci isso...
Tudo que foi falado pelo pastor me envergonha demais, afinal eu fiquei cinco anos estudando que diversos fatores podem contribuir para a orientação sexual de cada pessoa, dentre elas o fator genético, tão desprezado pelo pastor.
Minha postagem pode parecer uma critica direta ao pastor Silas, porém não é, é uma critica a pessoas publicas que expressam suas opiniões sem embasamento nenhum, na tentativa de formar opinião.
Abaixo segue um vídeo feito por biólogo e doutorando em genética que estuda na universidade de Cambridge, no vídeo ele rebate de forma bem didática e simples os argumentos levantados pelo pastor Silas Malafaia.
Créditos do título da postagem a Tina Zamparo!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário