sábado, 23 de julho de 2011

Cinco situações que um estudante de psicologia com certeza vai passar ao longo de sua formação

Depois de quase quatro anos estudando psicologia, pude vivenciar várias situações cômicas sobre minha formação, algumas dignas de prêmio. Reuni as cinco melhores na minha opinião.

1.   Você vai ficar louco!

Lembro-me que quando falei para a amiga da minha mãe que havia acabado de entrar na faculdade de psicologia, ela me fez prometer que eu não iria estudar muito para não correr o risco de ficar louco.
Eu disse o seguinte para ela:
- Pode deixar dona Antônia; prometo que não vou ficar louco, já que não vou estudar muito... Não posso prometer.
Eu fiquei pensando; Se for pra ficar louco e ser pra sempre lembrado como Freud, Einstein, Schopenhauer, Heidegger, entre outros, que assim seja. Preparem uma camisa de força.

2.   Quem faz psicologia na verdade quer entender a si próprio, e não entender aos outros.

Um dia enquanto aguardava para ser atendido em uma agência bancária, eu estava com meu agasalho que tem uma escrita bem grande nas costas “Psicologia”, logo uma senhora de meia idade sentou-se ao meu lado e enquanto aguardava para ser atendida também, puxou conversa comigo:
- Você faz psicologia?
Juro que eu contei até 9.999 para dizer:
- Acha!? Estou com um moletom escrito psicologia por que as blusas de Administração haviam acabado; ai eu falei: - Serve uma escrita psicologia mesmo! (kkkkkkkkkk), se bem que a pergunta dela ainda foi melhor que aquela assim:
- Ta frio né? (risos)
Eu me contive e calmamente fui solicito a senhora:
- Sim senhora, eu faço psicologia.
Ela então disparou:
- Sabe o que eu acho bem? Que quem faz psicologia, na verdade quer entender a si mesmo, e não tanto entender os outros. Pessoas que fazem psicologia geralmente têm problemas emocionais que não são bem resolvidos, ai como saída eles optam por fazer psicologia.
Depois de quase ter tido um aneurisma cerebral, eu com cara de paisagem disse a senhora:
- Eu acho que a senhora esta equivocada; por que se eu quisesse me entender, eu pagaria por um bom psicólogo, ainda assim, seria muito mais barato do que pagar 700 reais todo mês por uma faculdade.
É claro que ela não concordou muito comigo, mas pelo menos foi embora pensando no que eu disse. Pelo menos eu espero.

3.   Psicólogos sempre têm que ter controle emocional e nunca em hipótese alguma surtar.

Quando estava quase no final do 4º semestre do curso, eu passei por um momento não muito legal de minha vida, hoje já recuperado consigo fazer piada com isso, mas era impressionante como as pessoas na época cobravam de mim um controle emocional da qual eu não tinha; e o principal argumento de todos era o seguinte:
- Mas Lucas, você faz psicologia, têm que ser imune a estes percalços da vida!
Pow meu! Dentro deste aspirante estudante de psicologia existe um coração que bombeia sangue, não sou uma máquina gente!
Se fosse para estender o mesmo raciocínio para outras profissões, médicos nunca poderiam ficar doentes, economistas nunca passarem por dificuldades financeiras e nutricionistas serem sempre pessoas magras e saudáveis.

4.   Psicólogos ficam analisando as pessoas 24 horas por dia.

Há uns meses atrás eu fui com uns amigos em um barzinho em Poços de Caldas; para quem conhece bem Poços de Caldas, fica ao lado do PUB SAINT PATRICK, la tem uma costela na chapa que é sensacional, fora a boa música é claro, enfim.
Não demorou muito conhecemos umas mineirinhas muito gente boa, a conversa estava fluindo super bem, até o momento em que elas foram querer saber o que cada um de nós fazia, eu já imaginando qual seria a reação delas, quando fui questionado, timidamente falei que trabalhava e tals, e que estava no 5º semestre de psicologia, maldita hora em que fui falar isso, devia ter falado que fazia sei la... Farmácia, Engenharia, até Moda; menos psicologia. (risos).
Depois de um tempo uma das mineirinhas começou a conversar comigo mais de lado, ela disse:
- Vocês que fazem psicologia dever ficar analisando as pessoas 24 horas por dia né? Eu fico até com medo de conversar muito, vai que você esta analisando o que estou falando ou como estou me comportando.
Eu pra dar uma quebrada no gelo disse:
- Com certeza ficamos analisando as pessoas; ta vendo aquela senhora gorda do outro lado da rua? Ela tem baixa auto-estima, olha como ela anda olhando pro chão. (risos)
É obvio que eu relevei o comentário da mineirinha, mas é impossível ficar analisando as pessoas sempre, em todos os lugares; imagina que sofrimento psíquico seria para nós passar por isso? Seria quase que um castigo, uma praga:
SE VOCE NÃO SE COMPORTAR BEM EU VOU QUERER QUE VOCÊ PASSE O RESTO DA VIDA ANALISANDO AS PESSOAS EM TODOS OS LUGARES, TODOS!
Sem condições...

5.   Quando você fala que esta fazendo psicologia, a pessoa começa a contar toda sua vida, como se num passe de mágica você fosse resolver tudo aquilo.

Uma vez eu fui ao supermercado, e aproveitando que já estava ali, fui comer na lanchonete que fica dentro do próprio supermercado, já haviam me falado super bem dos lanches e salgadinhos daquela lanchonete.
Cidade pequena sabe como é né? Todo mundo conhece todo mundo, pois bem; a atendente da lanchonete é amiga da minha mãe, e conseqüentemente sabe que eu estou fazendo psicologia, até ai tudo bem.
Cumprimentei-a! Pedi pelo meu lanche; e enquanto aguardava perguntei como estava sua família, ela disse que estava bem, respeitosamente ela perguntou pela minha família também, disse que estavam todos bem, conversamos por mais alguns minutos e ai veio à seguinte pergunta:
- Lucas você faz psicologia né? Então deixa eu te perguntar uma coisa?
Vocês não tem noção do quanto da medo desta pergunta! Dá um frio na barriga quando você a ouve, por que no fundo você já sabe o que vai vir depois desta pergunta. Com certeza a pessoa vai contar uma porção de fragmentos de sua vida, quase sempre favoráveis a ela, e vai querer que você analise tudo aquilo e dê uma resposta para ela; detalhe... Positiva!  Se por ventura sua análise for desfavorável a ela, você ainda corre o risco de ouvir que talvez não será um bom psicólogo (risos).
Alheio a tudo isso e torcendo muito para estar errado, eu fingi não saber o que viria depois da pergunta, e disse:
- Pode perguntar!
- Sabe o que é? Acontece que as vezes... bla bla bla,  10 minutos depois:
-  ... Lucas o que você acha? Eu tenho jeito?
Alguém ai me ajuda, por favor! O que eu faço se isso acontecer de novo? (risos)
Eu não sabia o que falar para ela, ainda mais por que ela estava com uma faca na mão preparando outro lanche, vai que eu falo algo desagradável e sem titubear ela corta minha garganta... kkkkkkkkkkkkk, eu nunca ia querer correr este risco, além do mais, as pessoas pensam que nós temos a fórmula da felicidade. Sabemos exatamente como ser feliz, a hora de ser feliz, e se uma pessoa esta tendo atitudes condizentes com a sociedade. Pessoal, fica a dica, não somos DEUSES!
Eu, para não decepcioná-la, até dei uma resposta rudimentar, mas nunca em hipótese alguma uma resposta que comprometesse sua vida, as coisas não funcionam assim; quem faz psicologia sabe do que estou falando. Por acaso alguém já viu um dentista, com um espelhinho na mão, no meio de uma festa olhando dentro da boca das pessoas?  
Só para deixar claro, e eu não parecer um troglodita, eu escolhi ouvir as pessoas, quero fazer isso pelo resto da minha vida, e quero contribuir com a saúde mental das pessoas, mas as coisas acontecem dentro de um processo terapêutico que se restringe a lugares específicos; portanto... Vamos com calma pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário