sexta-feira, 27 de maio de 2011

Se você quiser respirar ar puro fique longe de igrejas

A constituição dos valores niilistas é para o Nietzsche antes de tudo produção do judaico cristianismo, a idéia de culpa, é uma idéia fundamentalmente judaica, que obviamente passou para o cristianismo, o judaico cristianismo produziu uma coisa impressionante que é:
- Dos fracos e oprimidos é o reino dos céus, dos aleijados, dos pobres de espírito é o reino dos céus. Se for mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino dos céus, nós devemos ser: pobres, fracos, tristes e aleijados.
Essa moral, não se parece em nada com que o Nietzsche esta falando de superação de si.
Se eu sou extremamente bom em uma coisa, eu jamais posso falar que sou bom nisso, por que isso é prepotente, é arrogante, é feio. Se o valor alvo que nos move é a fraqueza, por que eu posso ate ser forte, mas Deus não vai gostar de mim, isso é extremamente nefasto.
As pessoas pensam que é bom ser fraco por que parece, que quando você fala isso Deus vai ouvir e vai te ajudar, e la de cima vai te dar uma solução. Então nos temos o hábito da reclamação e da auto-comiseração, por que parece que alguém vai estar ouvindo.
Minha mãe sempre falou isso: “essa é a cruz que eu carrego”, como se ela ajudasse Deus a carregar a cruz, ou seja, como se cada um de nós carregasse em algum momento da vida a cruz de Cristo, para pagar o mal que fizemos a Jesus Cristo, então ela tinha que carregar a cruz, isso é impressionante.
Os valores judaicos cristão são valores de desvalorização da vida, é obvio que isso tem uma função social belíssima, tendo como valor os fracos e oprimidos, eles ficam passivos e quietos, só que a elite não esta com estes mesmos valores, por que? Por que tem Calvino, que diz que pode sim ganhar dinheiro, os americanos logo arrumaram uma forma de justificar o sucesso com o protestantismo Calvinista, então na verdade a religião se agrada e se conforma de acordo com interesses políticos e sociais, por isso que não tem nada haver religião com fé, religião é coisa de ser humano, e em geral nefasto, difícil e perigoso.
Agora fé é um assunto maravilhoso, eu, por exemplo, tenho muita fé; tenho fé na vida, tenso fé nas coisas que brotam, tenho fé no dia que nasce, e acredito que tudo é interessante e acredito que os conflitos sejam bons, acredito que todas as coisas tenham uma porção interessante e que a gente pode tirar alguma coisa de belo da vida.

Um comentário: