quinta-feira, 23 de junho de 2011

As três feridas narcísicas

Três grandes acontecimentos marcaram o ego humano de tal forma que foram considerados as três feridas narcísicas da humanidade.


O primeiro grande golpe veio com Nicolau Copérnico, quando o mesmo afirmou não sermos o centro do Universo. Antes disso a teoria hegemônica que dominava a sociedade era a do geocêntrismo, que tinha como pressuposto a terra como centro do universo. Porém éramos meros coadjuvantes que brincavam no carrossel do Sol.
Ai você pode pensar:
- Sem problema, isso foi em 1543, já se passaram 468 anos.


Se não estávamos no papel principal da peça universal, nos restava ainda gozar da condição de filhos de Deus. Mas Darwin, ao descobrir o evolucionismo, nos legou a condição de mero produto do acaso. Não somos seres especialmente criados, mas apenas resultado da evolução natural dos seres.
- Mas como? E aquela estória que minha avó contava sobre Deus ter feito um bonequinho de barro a quem ele chamou de homem; e depois de feito isso ele tirou uma costela desse homem, e fez uma mulher, isso era... Mentira?
- Pois é... Sim, te enganaram!
Alguns jornais da época chegaram a publicar:
Charles Darwin matou Deus”



A despeito disso tudo, quisemos reivindicar, como última esperança, a racionalidade exclusiva da nossa espécie. E então, Freud nos deu o derradeiro golpe que nos faz sangrar até hoje. Não somos sequer senhores de nós mesmos. A consciência é a menor parcela de nossa vida psíquica.
Em seu exemplo mais clássico, Freud tentou explicar o aparelho psíquico da seguinte forma:
- Pense num grande iceberg, seu vértice é a menor parte dele, portanto a parte que você tem acesso, sua consciência. Sua maior parte, esta submersa; é o seu inconsciente, e vou te contar um segredo... VOCÊ NÃO TEM ACESSO A ELE, NEM QUE VOCÊ QUEIRA. O inconsciente é o demônio dentro de você.
Bom é isso! Agora que sabem quais são as três adagas que atravessaram nossas almas, você pode fazer duas coisas:
Primeira: - Ficar indiferente como se tivesse assistindo a TV senado, O Datena, Programa do Ratinho ou Super Pop. (risos)
Segunda: - Pensar que agora sua intelectualidade aumentou um pouquinho, e que algumas pessoas talvez tenham mentido para você, mas o que importa é que agora você sabe a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário