sábado, 28 de maio de 2011

“Somos Vampiros”

É um espetáculo lamentável a divisão da sociedade nas etnias mais diversas, que se enfrentam umas às outras com pequenas antipatias, mesquinhez, más intenções e brutal mediocridade; comparar nós seres humanos com outros animais é um insulto... Para os outros animais.
“Todo estado da alma tem uma natureza suscetível as coisas que tendem a torná-la melhor ou pior, relacionada com o prazer e o sofrimento... e é exatamente em razão do prazer e do sofrimento que os homens tornam-se maus” (Aristóteles). Ninguém faz o mal voluntariamente, mas por ignorância, pois a sabedoria e a virtude são inseparáveis.
Ate a criação do dinheiro à economia se baseava na troca direta, “escambo” a dificuldade era saber quantas galinhas era precisa para equivalerem a uma baleia, isso foi um dos motivadores da criação do dinheiro, e a diferença entre valores de compra e venda de um determinado produto é chamado de lucro.
Quando eu era criança imaginava que as vidas das pessoas se resumiam a dinheiro, hoje tenho certeza disso.
Poucos de nós sabemos verdadeiramente como os alimentos chegam até nossas casas, não paramos pra pensar que existem pessoas morrendo para que você possa adoçar seu leite todas as manhãs, pessoas que cortam toneladas de cana debaixo de um sol escaldante por salários medíocres.
Posso até citar valores, dois reais e cinqüenta centavos por kilo de cana cortada, isso é menos do que você paga por um saco de açúcar no supermercado. E hoje; será que daria pra saber quantos sacos de açúcar seriam capaz de suprir uma vida? Quanto custa uma vida? Pra muitos custam menos de dois e cinqüenta. Ou seja, na verdade o que estamos colocando em nosso copo de leite todas as manhãs não é açúcar, e sim sangue, isso mesmo... SANGUE.
Existem pessoas morrendo de insolação no campo, são pessoas ou coisas?
O dicionário Aurélio diz:
Pessoa: cada ser humano considerado na sua individualidade física ou espiritual, portador de qualidades que se atribuem exclusivamente a espécie humana, quais sejam, a racionalidade, a consciência de si e a capacidade de agir conforme fins determinados.
Coisa: aquilo que existe ou que pode existir, objeto inanimado, sem vida, desfalecido.
E nós o que somos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário