domingo, 21 de agosto de 2011

Meio de comunicação por não ter princípios nem fins.

Todos os dias somos bombardeados de propagandas e informações por uma infinidade de mídias. Se estivermos andando pela rua, ora nos deparamos com imensos outdoors, ora somos incomodados por carros de som que ultrapassam em muito, os decibéis aceitáveis pela lei; se ligamos o rádio para ouvirmos uma boa música, entre um intervalo e outro, la esta a propaganda; abrimos um jornal para ver como foi a campanha de nosso time no fim de semana, e nas bordas das páginas...? Propaganda! Ligamos a TV para assistirmos um programa educativo, ou de documentários, e nos intervalos... propaganda, e pior, acima do volume da programação normal, pausa para momento você sabia!
Você sabia que os intervalos comerciais da televisão são em media 8 decibéis mais alto que a programação normal? A explicação para isso é bem obvia, as pessoas tendem a sair da frente dos televisores durante os comerciais, por isso o volume tende a aumentar para conseguir alcançar o telespectador onde quer que ele vá!
Todas as propagandas falam a mesma coisa:
Compre isso!
Venda aquilo!
Promoção aqui!
Queima total de estoque acolá!
Troque seu carro!
Beba cerveja!
Coma a mulher do vizinho... Ops! Desculpe, me empolguei! (Risos)
E o pior de tudo... Nós fazemos exatamente o que eles querem que a gente faça. Como? Estimulação subliminar!
No segundo ano de faculdade tive uma matéria chamada PPB (Processos Psicológicos Básicos), a matéria consistia em introduzir para nós alunos os 5 sentidos: audição, visão, paladar, olfato e tato.
De todos os sentidos, talvez o mais complexo e mais interessante seja a visão; quando olhamos para um prédio, vemos como aquilo é colossal, agora eu te pergunto: - Como ele cabe dentro de nós? Mais que isso: - Como conseguimos ver profundidade no ambiente? E para retomarmos nossa discussão:
Como somos "Obrigados" a comprar coisas que meses depois vão se tornar inútil?
Você já deve ter passado por isso, você esta assistindo televisão quando do nada é tomado por uma vontade imensa de comprar aquele celular legal, que é diferente do seu por ter tela "Touchscreen", recurso da qual o seu não tem. Ai você compra e meses depois não consegue entender por que comprou.
Na faculdade aprendemos que de todos os estímulos que recebemos, somente 60% se dá a nível consciente, os outros 40% são considerados estímulos subliminares. Ou seja, estão abaixo de nosso limiar senso perceptivo.
É exatamente com este tipo de estimulação que a TV trabalha, com estímulos que estão abaixo do seu limiar perceptivo, sem contar as cores que são escolhidos para dar fundo as propagandas. Todas as grandes agências de publicidade tem psicólogos em seu quadro de funcionários.
Agora cá entre nós, o que são os jornais televisivos? É muita imparcialidade né?
Quem dirá o Datena; é insuportável assistir o programa dele, todos são bandidos, todos são marginais, todos merecem cadeia, e segundo ele o motivo disso tudo é a falta de Deus no coração, oras; é fácil resolver este problema então, ao invés de construirmos cadeias e escolas, vamos construir mais igrejas, isso resolveria facilmente os problemas de criminalidade. É um absurdo.
Não seria mais coerente pensar em educar melhor nossas crianças para que elas aprendam ainda na escola valores de caráter, de amor ao próximo, etc etc etc?
Sentamo-nos a ver TV enquanto os jornais nos dizem que houve 15 homicídios, 63 crimes violentos como se tudo tivesse de ser assim. Nós sabemos que as coisas estão más, mais que más. É uma doidice desenfreada. É como se tudo ao mesmo tempo tivesse a endoidecer, e de repente não saímos mais. Sentamo-nos em casa e lentamente o mundo em que vivemos vai ficando cada vez menor; e tudo que dizemos é:
- ”Por favor, deixe-me sozinho no meu lar, deixe-me com as minhas coisas, deixe-me com minhas correntes”, não digo nada a ninguém eu prometo, deixe-me em paz.
Eu não quero que proteste, nem que revolte, nem que entre em depressão, você apenas tem que dizer:
- EU SOU UM SER HUMANO PORRA! A MINHA VIDA TEM VALOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário