sábado, 27 de agosto de 2011

A vida em Slow Motion

De todos os mistérios que rondam o fim de nossas vidas, nenhum talvez alimente tanto nossa imaginação do que:
Pra onde vamos depois que morrermos?
Os católicos talvez acreditem em céu, os espíritas em reencarnação, os Hindus em ciclo, os Judeus em eternidade, enfim. Todas as pessoas tem uma imagem meio que formada em seus pensamentos, de onde vamos depois que nossa passagem por este mundo acabar.
Mas vamos esquecer estes pensamentos e crenças por alguns minutos, e se concentrar no seguinte:
Imagine se quando você morresse, você pudesse assistir a um filme da sua vida; você iria assistir a cada cena de sua vida com as pessoas que você mais gosta, como num cinema, e pudesse de repente mostrar que algumas de suas atitudes ainda que erradas, foram com intuito de acertar, porém vários motivos que independiam de você, fizeram dar errado, e agora você esta tendo uma chance única de assistir estes momentos juntos com algumas das pessoas do filme. Mais que isso, você terá a oportunidade de parar, avançar, colocar em slow motion, mudar os ângulos de câmera, cada "frame" da sua vida vai estar passando de novo diante de seus olhos.
O filme começa e a primeira cena que aparece na tela é uma travessura "sua" ainda criança, você e seu irmão mais velho estão correndo pela casa, quando seu irmão esbarra naquele vaso de porcelana Italiana que sua mãe amava, lentamente ele se despedaça no chão, pela primeira vez você para o filme, volta alguns segundos, e coloca exatamente no momento em que seu irmão esbarra no vaso. Só você e ele sabiam quem havia derrubado o vaso, você é claro levou a culpa, e apanhou muito naquele dia, agora seus pais estão tendo a chance de ver que você não estava mentindo; que realmente não havia sido você.
O filme vai seguindo normalmente com algumas cenas aleatórias, até o momento em que chega sua adolescência, e a cena é a seguinte:
É uma noite maravilhosa, você como de costume sempre saia com seus amigos, mais ou menos umas 7 pessoas, dentre eles o seu melhor amigo e sua namorada, que posteriormente veio a se apaixonar por você, é claro que quando este acontecimento se deu na sua vida, todos do grupo acharam que você havia trapaceado seu melhor amigo,  mas não foi bem assim, e você sabia disso, quem não sabia eram seus amigos, pois bem, agora eles vão saber. No telão é exibida a cena  em que a namorada do seu melhor amigo vai até sua casa e fala o quanto você é especial para ela. É claro que você não poderia deixar esta cena passar despercebida, você volta a cena até o momento em que você e a namorada do seu melhor amigo estão em frente sua casa; e ela diz:
- Eu não sei como aconteceu, mas eu estou completamente apaixonada por você.
Você diz a ela o quanto o namorado dela é seu amigo e que você pouco pode fazer quanto ao sentimento dela. Todos os 7 amigos seus estão assistindo ao filme junto contigo, inclusive o seu melhor amigo e sua agora, ex-namorada. Não contente você volta a cena novamente... Vingança? Não, apenas uma maneira de manifestar indignação.
A terceira cena marcante do seu filme, é o momento em que você decidi terminar seu namoro de 11 meses, embora tenha sido pouco tempo, você já tinha conquistado um bocado de coisas legais com ela, o prestigio da família, o respeito dos amigos, a confiança dos pais dela, e o mais importante... o amor; ela o amava. Porém aquele Outubro seria o ultimo em que vocês estariam juntos, naquela época todos, todos mesmo, falavam da frieza e leviandade que você terminou o namoro. O que ninguém sabe é o motivo principal por você ter largado.
Na tela é projetada as imagens póstumas em que você pôs fim ao namoro, você chega em casa, e sem rodeios entra correndo para o banheiro, liga o chuveiro, e neste momento você desaba, chora compulsivamente, e numa conversa solitária você enfim revela a todos os motivos pelo qual você tinha terminado o namoro.
- Desculpe, desculpe; eu tenho que ir embora, vou estudar fora do país, eu poderia pedir para você me esperar, mas não seria justo contigo, eu te amo tanto, mas tanto, você não tem idéia do quanto esta doendo em mim ter que fazer isso... Você faz questão de voltar a cena e colocar em slow motion.
Você olha para o lado e vê sua ex-namorada encostada nos ombros de sua mãe, ela chora muito, e você pela primeira vez tem a chance de mostrar a ela o quanto você a amava, e infelizmente o quanto você foi covarde em não arriscar; você pede desculpas para todos.
Os amores iam e vinham em sua vida, e assim você conheceu uma outra mulher, se apaixonou por ela, começou a amá-la, casou-se, e do fruto deste casamento teve dois maravilhosos filhos, um casal. A quarta cena marcante da sua vida envolve exatamente a pessoa que você mais amou em toda vida... sua filha, na ocasião ela estava com 17 anos.
É o "dia mais importante" da vida dela, pelo menos é o que ela acha, pois ela vai prestar vestibular para ciências sociais e você vai levá-la para fazer a prova, mas você se atrasa e ela perde a prova, obviamente que ela ficou furiosa contigo, falou que você era um monstro, que te odiava, que era o pior pai do mundo, que você havia a esquecido, bla bla bla. Pois bem... vamos voltar 1 hora ao horário do vestibular, momento em que você esta trabalhando e sua chefe bate na porta, você vai atende, ela sabendo que você tem uma filha de 17 anos, oferece uma vaga para sua filha estudar gratuitamente no exterior, promoção da empresa e tals. Exatamente no momento de buscar sua filha e levar para fazer a prova, você estava a esquecendo propositalmente, somente você sabia dos planos e ainda não podia contar a surpresa a ela.  Antes de sua filha ver isso ela nunca havia te perdoado por aquele dia, mesmo tendo estudado fora e ter conquistado uma carreira sólida, o dia em que você a "esqueceu" ficava martelando seus pensamentos.
Todo mundo na vida sabe que já fez pelo menos uma coisa de bom, algumas pessoas é claro vão além disso, chegam a abrir mão de sua própria felicidade para ver as outras pessoas felizes. O Gran Finale do seu filme não envolve nenhuma forma de mostrar para as outras pessoas que você estava certo, e sim um agradecimento de várias pessoas que você ajudou na vida e nem sabe disso.
Durante sua juventude, você sempre foi engajado em grupos sociais, neste período você realizou inúmeros encontros para a promoção da sociedade como um todo, porém você nunca foi capaz de saber a amplitude e o alcance do seu trabalho, por isso algumas pessoas que tinham tudo para seguir para o caminho das drogas resolveram te agradecer por você ter tirado elas de la. Durante alguns minutos você conhece pessoas que você nunca pensou ter visto, não diziam palavras bonitas nem discursos prontos, apena O - BRI - GA - DO!
Os agradecimentos seguem. No telão uma mulher começa a contar sua história de vida contigo, e você a reconhece vagamente.
Era uma quinta-feira chuvosa, como um ritual, todas as manhãs você sempre ia a padaria que eu trabalhava para comprar pão. Quando eu disse um ritual é por que era um ritual mesmo, você entrava, dava bom dia para todos, sempre procurava saber como estavam os filhos das meninas que tinham filhos, se estavam indo a escola, estavam com saúde, etc etc etc; você optava sempre pelos pães mais torradinhos, você passava pelo caixa, acertava a conta e ia embora, só que aquela quinta-feira chuvosa não era uma manhã normal.
Ao passar pelo caixa, lugar onde eu trabalhava, você me olhou e viu em mim mais que apenas meu rosto, você viu em mim todas as dores de uma noite mal dormida, e é claro perguntou o que havia acontecido. Brevemente te contei e ai final de tudo você não fez nada mais do que dizer:
As vezes não conseguir algo na vida também é um golpe de sorte! A vida tem planos para ti. Em seguida você jogou algumas moedas em cima do balcão e disse que o troco era para eu comprar um picolé para adoçar minha vida. (risos)
Era um conselho aparentemente bobo, mas que foi capaz de mudar completamente o meu dia, por isso muito obrigado.
O terceiro agradecimento de sua vida, vem de uma frase que parece clichê,  "algumas pessoas são como o vento, não a vemos, mas podemos senti-las". Quantas vezes você já se pegou pensando como as coisas chegam até nós e você não tem a mínima idéia disso.
Uma vez eu e alguns amigos estávamos numa festa em que você sempre ajudou, voluntariamente, nunca cobrou um centavo por isso; pedimos uma porção de frango a passarinho, e estava uma delicia. No meio da refeição, um de meus amigos rompeu o silêncio que é peculiar durante uma refeição (risos):
- Esta muito bom, quem será que fez?
Aquela pergunta ficou se repetindo em minha cabeça, e eu fui procurar saber quem cortava os pedaços de frango e temperava de forma a ficar tão gostoso. Depois de muito perguntar cheguei ate você, com toda a humildade do mundo você apenas disse que fazia isso por amor, só isso.
Depois daquele dia eu também passei a ser voluntário na mesma festa, e a te ajudar, de tudo que você me ensinou, o que mais tenho vivo em minha lembrança é o fato de nunca aparecer, sempre ficar nos bastidores; não tenho outra coisa a te dizer a não ser muito obrigado!
A cena final do seu filme é um agradecimento em dose dupla, e assim que a imagem de seus pais é projetada na tela, mesmo sem ter dito uma palavra, você começa a chorar. Primeiro sua mãe te agradece:
Filho! Muito obrigado por você ter sido tão maravilhoso ao longo de toda sua vida, por ter cuidado com tanta dedicação de mim, e ter me enchido de orgulho centenas de vezes, quando minhas amigas vinham dizer o quanto você era educado, prestativo, atencioso. Quando mamãe adoeceu você era o único motivo que fazia eu acordar e lutar todos os dias. MUITO OBRIGADO FILHO.
Em seguida seu pai agradece.
Filhão! Muito obrigado pelas pescarias, pelos jogos de baralhos, e pela companhia nos jogos no nosso Verdão! Isso inclui aquela semifinal da libertadores de 99 quando nosso São Marcos pegou o ultimo pênalti e derrotamos o Corinthians. Você também estava comigo quando perdemos de 1X0 para o Manchester United em Tókio, nosso São Marcos falhou feio.
O filme acaba quando vários flashes vão passando cada vez mais rápidos, e de repente a tela fica branca, você abre os olhos e vê que tudo não passou de um sonho.
E você... Como gostaria que fosse o filme da sua vida?
Não perca tempo, comece a escrevê-lo hoje ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário